Transformadas para transformar

em

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Romanos 12:2

Eu adorei o tema Transformadas para transformar. Pois a mensagem deixada por Paulo aos Romanos, também hoje é um convite para nós mulheres. Independentemente do que fazemos, do tamanho das nossas responsabilidades e famílias, temos um compromisso muito maior com Deus de sermos vasos de honra, ou ainda mais um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.

Alguém aqui acha esse chamado difícil? Alguém aqui medita nesse patamar e se acha incapaz de alcança-lo? Pois é amadas do Senhor, eu sou a primeira a levantar minha mão e dizer, como é difícil seguir o padrão de Deus. Carecemos da sua misericórdia todos os dias para que essa transformação ocorra. E hoje eu quero falar sobre como iniciamos esse processo que levará dias, semanas, anos e que sinceramente estará em evolução até chegarmos na morada eterna.

A primeira coisa que temos que analisar é qual tem sido o padrão do mundo?  Todos os homens e mulheres perderam o rumo e vivem desgovernados devido ao pecado original. Se olharmos as pessoas ao nosso redor, vemos diversos sentimentos de aflição, angústia, desanimo, medo e desarmonia.

Somos bombardeadas diariamente com comportamentos, anúncios, amigas, familiares e toda a sorte de influências. E que muitas das vezes sem perceber dominam nossos sentimentos.   E aí você deve estar falando, mas eu oro, jejuo, confesso, me arrependo e mesmo assim erro.

Então vamos relembrar algo simples em Romanos mesmo capítulo 3 verso 23, quem pode ler? “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”.  Ou seja, nossa natureza sempre será atraída para o padrão do mundo, pois nossos primeiros pais pecaram e nós perdemos o estado de pureza e comunhão com o Criador que existia ainda no Jardim do Éden.

A Bíblia nos aconselha a transformar a nossa mente, e essa mudança exige de nós compromisso, disposição e disciplina. E eu quero compartilhar com vocês algumas dicas para essas transformações.  E já adianto que cada passo dá um outro post, pois o assunto não se esgota, mas esse é um processo individual que você vai ter (se desejar e assumir consigo o propósito de ser transformada).

Vamos começar então a entender esse processo:

Passo 1 – Mudando os pensamentos

Quem é o nosso maior inimigo?  Nós mesmos, alguém dúvida?  Você aceitou a Jesus Cristo como Senhor e Salvador da sua vida, colocou Ele no centro de tudo?

Então apesar dos problemas e lutas, temos a certeza de que em Cristo podemos vencer os percalços.

Mas seu pensamento é de gratidão ou de reclamação?  Você quando erra se perdoa e corrige ou apenas pede perdão a Deus e fica remoendo e se justificando?

Eu te convido hoje a pensar sobre o que você está pensando. Quanto mais você pensar sobre a Palavra de Deus, mas você vai transformar o seu pensamento. Seja positivo, pois pensamentos positivos, são pensamentos cheios de fé e de esperança.

Renata você está falando isso porque não conhece minha vida, não tem nem ideia das minhas lutas… É verdade eu não conheço, mas eu conheço Aquele que te criou e Eu sei que ele pode mudar realidades, se você tiver fé e deixar de ser resmungona, negativa e buscar a transformação da sua mente pela Palavra, ela vai ocorrer.

Não vamos conseguir simplesmente tudo o que queremos por pensar nelas, porque os planos de Deus para nós são perfeitos e por mais que desejemos um caminho, podemos ser levados a outro. Mas a mudança de pensamento, vai nos permitir enxergar além.

Passo 2 – Mudando os sentimentos.

Quando mudamos nossos pensamentos, o que sentimos se transformam. O sorriso franco que alegra e ilumina o rosto, o abraço amigo que conforta, atitudes de amor, bondade e compaixão para com todas as pessoas com quem nos relacionamos. Quebramos paradigmas, tabus e preconceitos pois nossos sentimentos são renovados.

Vamos pensar! Você é merecedora da salvação? (Se olha no espelho ai e responda francamente)

Eu não sou. Mas o amor de Deus que é Ágape me amou e me deu a Salvação por meio do seu filho Jesus Cristo. Eu como um ser humano sou incapaz de amar de tal forma, meu amor por Deus é limitado, pois é um amor Phileo. Mas Ele mesmo assim nos ama.

Então Deus entende que somos falhos em nossos sentimentos, mas todos os dias Ele nos dá a oportunidade de crescermos em amor. Quando nossos pensamentos mudam, os sentimentos que temos mesmo diante das lutas e dos planos que não deram certo, nos fazem ir em frente, ter gozo e serenidade independentemente do que aconteceu.

Aí você vai falar, nossa Renata é difícil, sou humana… Eu também, por isso sei que é difícil. Meu truque… se permita chorar 5 minutos (os 5 minutos é a representação para até uma noite). Mas depois disso, levanta, erga a cabeça e siga em frente.  “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. Salmos 30:5. Não pare!

Passo 3 – Mudando as ações

Quando nossos pensamentos mudam, nossos sentimentos mudam e mudam com isso nossas ações. Para ilustrar isso, vou contar uma história verídica.

Era uma menina muito estudiosa e filha de pais pobres. O pai operário e mãe dona de casa, com um salário mínimo criavam dois filhos, morando de favor em uma das casas dos avós maternos. Sem dinheiro para nada e o desejo de ver seus filhos estudarem, essa mãe de dedicava em ensiná-los tudo o que podia.

Quando já estava indo para o ginásio essa menina, precisou de muitos livros e sem ver condições de seus pais pagarem, decidiu pedir as primas e tios lápis de cor usados para com eles fazer papel de carta e vender para as amigas de colégio.

De posse do dinheiro, comprou esmaltes e material para junto com o conjunto de alicates que ganhou de presente de seus pais, fazer unhas para fora. Assim pode juntar dinheiro e ajudar na compra de seu material escolar (inclusive muitos livros foram comprados em sebo para reaproveitamento).

Essa menina colocou em prática suas ações, com o sentimento de que Deus cuidaria do resto, desde que ela fizesse sua parte. E ela fez, se tornou uma super profissional e aos 28 anos se tornou executiva de uma das maiores empresas brasileira, aos 40 anos já era gerente e hoje tem sua própria empresa.

Essa menina que usava roupas doadas, aceitou Jesus em sua vida, deixou de olhar para o que não tinha e olhou com os olhos da fé para o que ela sonhava de futuro. Orou, planejou e agiu. Então hoje essa menina 37 anos depois vem aqui te dizer: Seja o resultado que você almeja pela sua fé.

Milhares de vezes eu escutei “você não vai conseguir”, e cada vez que eu ouvia isso eu dizia, “eu não consigo, mas eu tenho um Deus de milagres. E Ele vai por conseguir por mim”.

Então amada, é hora de planejar que passos você me vai dar para chegar no seu resultado. Falar menos, orar mais, ler mais, trabalhar, estudar, viajar, comer, não comer, praticar esportes, etc. Nossas ações determinam grande parte dos resultados que queremos obter, a outra parte é Deus quem dá.

Segundo Paulo nos diz que teremos: “Seremos capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

E eu vou além, quer saber como é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, em I Coríntios 2:9 você pode ver Paulo mais uma vez falando. “como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”.

O sucesso exterior é produto de uma vitória interior, resultado de uma vida transformada. Se você se transforma, todos a sua volta vão ver e vão querer essa mudança também.

Você acredita que pode fazer essa mudança com Deus?  Eu também acredito que sim. Mas ouvi uma vez que ir sozinha se vai rápido, mas juntas podemos ir mais longe.

Que tal você agora compartilhar com uma irmã esse desafio de transformação e juntas orarem por isso? E se quiser mais uma para caminhar contigo, me escreva e conte como posso te ajudar em oração por essa transformação.

 

 

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s